A transformação da paisagem acompanha as mudanças na sociedade ao longo do tempo. Existem basicamente dois tipos de paisagem, que são as paisagens naturais e as paisagens humanizadas.
Existem paisagens naturais, culturais, urbanas, rurais, históricas. As paisagens se transformam e são interpretadas conforme as percepções e vivências de quem as observa.
Conceito de paisagem na Geografia
A Geografia possui na atualidade cinco grandes categorias de análise, que são o espaço, o território, a região, o lugar e a paisagem. Cada um deles permite um maior aprofundamento na compreensão das relações entre os homens e a natureza.
A paisagem é uma aparência de um dado recorte do espaço geográfico em um momento histórico específico. Ou seja, é como eu vejo e percebo aquilo que está ao entorno de mim, até onde a minha vista alcança.
No entanto, a paisagem não é apenas aparência. Ela envolve percepções, vivências e contradições.
A paisagem está em permanente mudança, assim como muda também a sociedade. Existe uma história em toda paisagem.
Três pontos devem ser pensados quanto a paisagem, que são:
- A paisagem engana pela sua forma (aparência);
- A paisagem depende dos olhos do observador;
- A paisagem esconde os custos sociais.
Tipos de paisagem
Paisagem natural
A paisagem natural é aquela que não sofreu com a ação antrópica. Ou seja, que não foi alterada pelas atividades humanas. A ação humana nas paisagens pode ser indireta (poluição, aquecimento global) ou direta (desmatamento, construção).
É muito difícil encontrar uma paisagem que seja intocada pelos seres humanos, ou que não tenha sofrido ação indireta das atividades humanas.
Normalmente a paisagem natural é aquela referenciada pelas pessoas como um lugar bonito, com elementos da natureza (rios, árvores, montanhas).
Paisagem cultural ou humanizada
A paisagem humanizada é aquela que sofreu intervenção humana. Ou seja, de alguma forma ela foi alterada pelas atividades que os seres humanos desenvolveram ao longo da história.
A paisagem humanizada é também chamada de paisagem cultural, já que é resultante da interação entre homem e a natureza. É através do trabalho que o homem modifica o meio em que vive, transformando com isso a paisagem.
Paisagem urbana
A paisagem urbana é aquela que se torna cada vez mais humanizada. É onde as atividades humanas diárias ocorrem com maior intensidade, seja nas fábricas, escolas, comércio, o próprio trânsito, as dinâmicas financeiras etc.
Ela reflete a evolução técnico-científica-informacional de uma sociedade e não se refere apenas a aparência da cidade, mas envolve também as relações e atividades que são desenvolvidas nela.